top of page
  • Redação

Comédia Inferno, do argentino Rafael Spregelburd, se mantém em cartaz até final de novembro


(Fotos: Andreia Machado)

Inferno, texto do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd, estreou recentemente em Buenos Aires (setembro de 2022) num dos principais palcos da famosa Avenida Corrientes com direção do próprio autor. Inédita no Brasil, a peça ganha uma montagem, dirigida e traduzida por Malú Bazán, onde fica em cartaz até 28 de novembro. O elenco traz Camila Czerkes, Gabriel Miziara, Henrique Schafer e Luciana Carnieli. Assim como outros textos do ator e dramaturgo argentino encomendados por companhias de outros países, este foi uma encomenda do teatro austríaco Vorarlberger Landestheater Bregenz em comemoração aos 500 anos do pintor Hieronymus Bosch (1450-1516).


A comédia de Spregelburd é uma espécie de labirinto. Na trama, uma confusão causada por um funcionário do Vaticano faz com que o inferno bíblico deixe de existir no subterrâneo e passe a ficar escondido nos detalhes mais minuciosos da existência humana, até na linguagem ou principalmente nela.


Nesse contexto, Filipe (Gabriel Miziara), um escritor de resenhas turísticas, recebe a visita surpresa de três emissários (Camila Czerkes, Henrique Schafer e Luciana Carnieli) que afirmam que a única maneira de se livrar do inferno é aprender as sete virtudes: Caridade, Fé, Esperança, Temperança, Justiça, Prudência e Fortaleza.


“Se trata de uma fábula moral, mas sem uma moralzinha”, diz o autor. Spregelburd nos conduz nessa jornada que mais questiona do que afirma essas virtudes, e como muito humor nos faz olhar para a história latino-americana, seus momentos sensíveis, suas contradições e suas narrativas ainda não completamente elaboradas e que ainda precisam ser revisitadas.


A encenação de Bazán, também prioriza o jogo dos atores e para isso se apoia na limpeza do espaço cênico, uma característica de suas direções. Na contramão das montagens do próprio Rafael que comumente coloca em cena o caos explicitando seu aspecto estereofônico, ela aposta na síntese e na subversão dos poucos elementos cenográficos para a construção desses múltiplos universos que se sobrepõe e coexistem nas peças de Spregelburd.

“Inferno é um labirinto de narrativas, um jogo da amarelinha, uma comédia perigosa sobre temas sérios. O importante é que através de dramaturgias como essa acredito que possamos ampliar nosso horizonte. Espiando o jardim de nossos vizinhos, talvez possamos rever o nosso e assim abrir possibilidades de entendimento sobre nossa própria história.”, acrescenta.



Serviço:


Temporada: De 08 de Outubro a 28 de Novembro Horários: Sábados às 22h | Domingos às 20h | Segundas às 21h Local: Teatro Uol - Shopping Pátio Higienópolis

Endereço: Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis Ingressos: A partir de R$ 40,00 Classificação: 14 anos Duração: 100 minutos

Ingressos: Online | Bilheteria


bottom of page