top of page
  • Redação

Toyota abre novo Programa de Visitas à unidade de Sorocaba


(Foto: Divulgação)


A Toyota do Brasil anuncia hoje, 10 de outubro de 2022, a abertura de inscrições para seu Programa de Visitas, o Toyota Tour, para que o público geral conheça as operações e processos produtivos de sua unidade fabril em Sorocaba (SP). O Programa contempla ainda um passeio pelo novo Centro de Visitas construído na planta. Trata-se de um espaço dedicado a retratar momentos históricos da trajetória da Toyota no mundo, bem como conceitos e aplicação do Toyota Production System (TPS – da sigla, em inglês), passando pelos dias atuais e vislumbrando o que a marca planeja para o futuro, sempre com foco em mobilidade e sustentabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: https://www.toyota.com.br/programa-de-visitas/.

Com duração de até 2h30, as visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde; a idade mínima permitida é de 06 anos. A disponibilidade de agendamento pode ser consultada pelo site do programa.

Como empresa cidadã, o Programa de Visitas da Toyota é uma forma de aproximar a marca da comunidade e oferecer uma nova experiência aos participantes com uma visita guiada à linha de produção da Toyota e conhecer os processos produtivos, como prensa, funilaria, pintura e área de montagem.

A unidade da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e recentemente celebrou a importante marca de 1 milhão de veículos produzidos. Esta é a primeira fábrica Toyota na América Latina criada a partir do conceito EcoFactory, que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental. Atualmente, é responsável pela fabricação dos modelos Etios (somente exportação), Yaris (nas carrocerias hatchback e sedã) e o Corolla Cross, incluindo sua versão híbrida flex, que contribui com a diminuição da emissão de CO2 em até 70% se comparado com carros movidos somente à gasolina.


Novo Centro de Visitas


Durante o Programa, os visitantes poderão conhecer o novo Centro de Visitas da Toyota em Sorocaba. O espaço com 400 m² levará os participantes a uma viagem pela história da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.


Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história da Toyota desde o seu surgimento no Japão, como uma empresa de tear, e sua chegada ao Brasil e os grandes marcos da empresa nesses 64 anos no País.


Há ainda uma imersão no conhecido Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System - TPS) em que os visitantes poderão ver de perto a aplicação da filosofia Just-in-time e como a marca faz para fornecer a melhor qualidade, por meio da eliminação do desperdício em seus processos.


O espaço de exposição conta também com unidades comemorativas dos veículos produzidos pela montadora; dentre eles a primeira geração do Toyota Corolla, produzida de 1966 a 1970. Modelos como o Corolla Cross híbrido flex, produzido na unidade, o último utilitário Bandeirante, produzido em 2001, e a Lexus, marca de luxo da montadora, também estão representados no Centro de Visitas. No local, os visitantes também poderão conhecer um pouco sobre a história da GAZOO Racing, divisão esportiva da Toyota e sua presença na Stock Car, a maior competição automobilística nacional.


As ações de sustentabilidade são destaque. Mundialmente reconhecida pela eficiência e qualidade na produção e preocupação com o meio ambiente, o Centro de Visitas apresenta as iniciativas para redução das emissões de carbono em todos os processos do ciclo de vida do produto (Global Environment Challenge 2050) e as iniciativas da Fundação Toyota do Brasil, com o destaque para o Programa ReTornar, que destina de forma inteligente os resíduos de produção para reuso.

A KINTO, empresa de mobilidade da Toyota, é outro destaque no local. Os participantes poderão ainda conhecer um pouco mais sobre a Woven City, cidade do futuro que servirá como laboratório de testes e desenvolvimento de tecnologias autônomas e sustentáveis que está sendo construída aos pés do Monte Fuji, no Japão.


“Com o Programa de Visitas, na unidade de Sorocaba, os participantes poderão mergulhar em nossa história, cultura e valores. Eles ainda conhecerão um pouco mais sobre os processos que garantem que nossos produtos tenham qualidade e confiabilidade. Com essa imersão, totalmente gratuita, esperamos ser um canal de disseminação de boas práticas industriais e ambientais”, comenta Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe.

bottom of page