top of page
  • Redação

Livro narra a trajetória de Edna Onodera


(Foto: Divulgação)


Com apenas 25 anos de idade, em 1981, Edna Onodera transformou uma pequena academia de judô em um negócio inovador e democratizou a estética no país: a Onodera Estética. Isso tudo sendo mulher nos anos 80 e com quatro filhos.


De forma simples e dinâmica, Edna empregou seus princípios no que hoje é uma verdadeira filosofia. Filosofia essa que permitiu que sua empresa e seu nome perdurassem por mais de quatro décadas em um mercado no qual a maioria dos novos negócios não sobrevive mais que cinco anos.


Hoje, a Onodera Estética é uma das maiores redes de clínica de estética do país. São mais de 50 unidades espalhadas por 10 estados brasileiros e mais de 500 mil atendimentos realizados.


Tudo começou com a ideia de Edna de ampliar o modelo de negócio da escola de judô de seu marido, Ikuo Onodera. Nos dias em que não havia treinos, eles começaram a oferecer aulas de jazz, sessões de massagem, de limpeza de pele e até alguns procedimentos de estética e bem-estar. No começo da década de 80 era uma grande novidade no país.


Com o passar dos anos o setor de estética e bem-estar ganhou corpo, e a Onodera cresceu também. Em 2000, Edna decidiu ampliar os negócios pelo sistema de franquias, passando de seis unidades no primeiro ano para 19 em 2004.


A trajetória de Edna Onodera agora ganha as páginas do livro “Do tatame ao império da estética”, obra escrita por Geovana Quadros, também autora do livro “Dicas de Mulheres Inspiradoras” (2015), e que conta com prefácio de André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Capa e foto são de Rodolfo Custodio, diagramação e ilustrações de Alexandre Queiroz e preparação de texto de Guilherme Amorim.


O lançamento vai acontecer na segunda-feira, dia 11 de abril, na Livraria Cultura da Paulista, em São Paulo.

bottom of page