Isaac Azar lança livro com as receitas emblemáticas do Paris 6
- Redação
- 29 de out.
- 3 min de leitura

Restaurante dos famosos. Assim é conhecido o Paris 6, um hotspot de artistas em São Paulo. Para celebrar os 19 anos de história, seu criador, o restaurateur e empresário paulistano Isaac Azar, lança o livro Invadiram Minha Cozinha (Editora Nacional), que reúne 55 receitas e bastidores de um dos estabelecimentos gastronômicos de maior sucesso do Brasil. A marca se tornou uma rede com 11 unidades, dentre próprias e franquias, espalhadas pelo país, e é um ponto turístico nos Jardins, em São Paulo, onde nasceu.
Ícone na capital paulista a funcionar 24 horas, o Paris 6 desde cedo atraiu boêmios e artistas, que terminavam suas peças e iam ao bistrô jantar madrugada adentro. No DNA, o conceito cultural e a ambientação das antigas brasseries e dos antigos cafés franceses. A inspiração na pulsante Paris dos anos 1920, capital cultural do mundo e das vanguardas. “Mais do que um livro de receitas, este é apenas o primeiro capítulo de uma história de vida chamada Paris 6. O restaurante nasceu não somente a partir da cozinha, mas da cultura. Sempre quis ver artistas e clientes compartilhando o mesmo ambiente. Sempre apoiamos o teatro e as artes. Agora, reunimos alguns dos nomes mais queridos da cultura brasileira e mostramos suas receitas preferidas que fazem parte do menu do restaurante. São histórias de afeto e de amizade”, destaca Isaac Azar.
No livro, a lista de receitas de famosos é extensa, de músicos e cantores (Milton Nascimento, Luísa Sonza, Péricles, Ludmilla, Sandra de Sá), a humoristas (Dani Calabresa, Tom Cavalcante), atores (Reynaldo Gianecchini, Tiago Abravanel, Chris Torloni), passando por nomes do esporte (Emerson Sheik, Rodrygo Goes) e influenciadores digitais (Boca Rosa, Viih Tube). A obra traz receitas de molhos versáteis (do sofisticado béchamel ao corriqueiro vinagrete), entradas, pratos principais e sobremesas que o leitor pode reproduzir em casa. Lá estão pratos que se tornaram icônicos na rede como o Entrecôte Grillée avec Frites à Ronnie Von (filé de costela grelhado com batatas fritas), Risotto aux Cèpes à Chris Torloni (risoto com cogumelos porcini), Escargots à Milton Nascimento e, para desespero dos críticos e dos puristas, o clássico petit gâteau francês transformado numa versão superlativa, o Grand Gâteau Chocolat & Nutella à Paloma Bernardi, suflê de chocolate levado ao forno e finalizado com um picolé espetado com creme de Nutella, morangos e farofinha. Até hoje, a sobremesa é o carro-chefe em todas as unidades da rede.

Isaac – que não gosta de ser chamado nem de chef e nem de restaurateur, mas de “anfitrião” – conseguiu unir gastronomia e arte, criatividade e marketing, cultura e negócios. Comunicador nato, começou como vendedor de carros. Chegou a cursar Direito na USP e se formou em Administração de Empresas, na FAAP, mas a paixão pela gastronomia falou mais alto. E também as raízes. Na Polônia, antes da II Guerra Mundial e de migrarem para o Brasil, seus avós maternos possuíam uma indústria de doces. Depois, costuma brincar que teve a sua cozinha “invadida” pelos amigos famosos. Em 2004, tornou-se o primeiro assaggiatore (especialista em degustação de azeites) brasileiro formado pela Associação Nacional de Provador Profissional de Azeites da Unione Italiana delle Camere di Commercio, situada na Riviera Italiana.
O restaurante tem 1,5 milhão de seguidores no instagram e a primeira receita começou com Bruno Gagliasso, durante uma temporada de Um Certo Van Gogh. A peça, apoiada pelo Paris 6, contou com exposições de foto no restaurante. A partir daí, Isaac batizou as receitas com o nome de celebridades e a moda pegou, criadas a quatro mãos com amigos famosos. Muitas com origens comoventes. “Quando Reynaldo Gianecchini se tratava de um câncer, visitei-o no hospital e decidimos ir juntos a Israel. Em homenagem a essa viagem ao Oriente Médio, ele inventou o cordeiro com cuscuz de damasco”, explica Isaac. Moda de batismo de pratos que também é uma alusão à história gastronômica e cultural de Paris. “Assim como grandes chefs do passado parisiense – como Marie-Antoine Carême e Auguste Escoffier – homenageavam criações suas com nomes conhecidos da época, que, de certa forma, se relacionavam com eles, adotei essa mesma tradição no Paris 6”, diz o empresário e autor. Gastronomia e cultura na mesma receita de sucesso.
Ficha técnica:
Título: Invadiram Minha Cozinha: Receitas Históricas do Paris 6 desde 2006Autor: Isaac Azar
Editora: Editora Nacional
Páginas: 160
Preço: R$ 159,92 (versão impressa – capa dura)
Onde comprar: nas principais livrarias do país
Vendas online: amazon.com.br




Comentários