top of page
  • Redação

História da fundadora da Sodiê Doces é tema de enredo do Carnaval 2023 da Águia de Ouro


(Foto: Divulgação)


Superação. Essa é a palavra que traduz a trajetória da fundadora e CEO da maior franquia de bolos artesanais do país. A infância e juventude humilde e o espírito empreendedor de Cleusa Maria da Silva, de 55 anos, chamaram a atenção da escola de samba Águia de Ouro, do grupo especial de São Paulo, ganhando voz no enredo “Um Pedaço do Céu”, no Carnaval 2023.


A trajetória de Cleusa será contada de forma especial. A fundadora da Sodiê, que trabalhou como boia-fria cortando cana e como empregada doméstica, será narrada no Sambódromo do Anhembi. “Como exemplo de missão, exaltaremos o legado de uma mulher que fez de sua trajetória uma lição. Ela, bravamente, nos ensina que, independentemente da chegada, é a caminhada que nos une e faz crescer. Com seus “sonhos açucarados” encontramos motivos para lutar, superar, celebrar e – orgulhosamente vencer”, avalia a escola, por meio de nota.


O sucesso tem receita certa: é fruto de um olhar diferenciado. Com o êxito de seus produtos, em 2007, a Sodiê Doces virou franquia. Hoje, Cleusa está à frente das mais de 340 lojas espalhadas pelo País e das duas em Orlando, nos Estados Unidos. “Minha história é de luta pela sobrevivência. Não foi sorte, foi trabalho dia após dia. Nunca me vitimizei, sempre acreditei na minha força. Toda pessoa que persistir e batalhar pelo que quer pode chegar lá. Ver de onde sai e onde cheguei é motivo de orgulho, e receber essa homenagem da Águia de Ouro é muito emocionante. Sou só gratidão", afirma Cleusa.


De acordo com a escola de samba paulista, a ideia principal é passar, aos foliões, a mensagem de que a sabedoria ensina que, tal qual como um bolo, a existência é feita de pedaços. “Aprendemos que atingimos os nossos objetivos quando “fermentamos” as nossas qualidades. Os bons momentos, dignos de celebração – batismos, aniversários, casamentos, bodas – são os “recheios” da vida. Viver vale a pena quando enxergamos os objetivos alcançados como a cereja do bolo nosso de cada dia. Celebre a vida e recheie cada momento com alegria”, contempla a escola que fica no coração do bairro Pompéia em São Paulo e que levou o título de campeã do grupo especial do carnaval em 2020.


Os desfiles do grupo especial estão programados para ocorrer nos dias 17 (sexta-feira) e 18 de fevereiro (sábado) e foram definidos pela Liga das Escolas de Samba durante sorteio no fim de junho. A Águia de Ouro será a sexta escola a desfilar na passarela do samba no segundo dia, sábado.

bottom of page