top of page
  • Redação

Grace Gianoukas encena Dercy Gonçalves em “Nasci pra ser Dercy”


(Foto: Heloisa Bortz / Divulgação)


Dercy Gonçalves é uma das maiores atrizes do século XX. Ela faleceu há 15 anos, em 2008, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Até agora! O monólogo “Nasci pra ser Dercy”, com Grace Gianoukas, escrito e dirigido por Kiko Rieser, busca unir o apelo popular e o carisma da atriz a uma profunda pesquisa que mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade. A estreia acontece no dia 13 de janeiro, no Teatro Itália Bandeirantes, em curta temporada. Miguel Falabella faz participação especial em voz off.


Dercy não cabia em rótulo algum. Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.

A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato.

“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de puta, mas que casou e enviuvou virgem, iconoclasta e devota, libertária mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.


Serviço:


Data: 13/01 a 26/02 Horários: Sexta às 21h | Sábados às 21h | Domingo às 19h Local: Teatro Itália Bandeirantes

Endereço: Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo Ingressos: A partir de R$ 25,00 Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

Ingressos: Online | Bilheteria

Funcionamento da Bilheteria: De Terça a sábado, das 17h às 21h, aos Domingo, das 16h às 21h ou até o início do espetáculo* Para infantis, abrimos 2h antes.

Telefone: (11) 3131-4262

bottom of page