DREAMGIRLS – Em Busca de um Sonho” traz sua primeira montagem brasileira do sucesso da Broadway para o teatro Santander
- Redação
- 31 de ago.
- 3 min de leitura

Um dos maiores sucessos da história da Broadway, adaptado para o cinema em um filme vencedor do Oscar, “Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho” chega pela primeira vez ao Brasil. O público brasileiro pode assistir a uma superprodução no palco do Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, em São Paulo, e conhecer a história de um grupo de cantoras dos anos 60, em sua busca pelo sucesso. O musical que retrata a ascensão de cantores negros e da black music nos Estados Unidos, fica em cartaz no Teatro Santander, na zona sul de São Paulo, até 30 de novembro de 2025.
“DREAMGIRLS” retrata a ascensão de um grupo de cantoras afro-americanas nos Estados Unidos na década de 60, inspirado nas histórias de mulheres da Motown, como as “The Supremes”. A trama reflete a era de ouro da música soul e as transformações da indústria fonográfica dos Estados Unidos durante os anos 60 e 70, abordando pautas como racismo, desigualdade de gênero, o preço da fama e a complexidade das relações pessoais e profissionais no showbiz.
O musical conta a história das The Dreams, um trio formado pelas personagens Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson, que começam suas carreiras participando de concursos amadores. Descobertas por Curtis Taylor Jr., um ambicioso empresário, elas se tornam estrelas e enfrentam os desafios do sucesso e suas desilusões.
“DREAMGIRLS” estreou em 20 de dezembro de 1981, no Teatro Imperial, totalizando 1.521 apresentações consecutivas na Broadway até seu encerramento em 11 de agosto de 1985 e ganhou, entre outros prêmios, seis Tony Awards e dois Grammys. Adaptado para o cinema em 2006, tendo no elenco Beyoncé, Eddie Murphy, Jamie Foxx e Jennifer Hudson, o filme foi indicado a oito prêmios no Oscar e venceu dois deles, incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Hudson por sua incrível interpretação de Effie.
Escolhidos em audições realizadas com centenas de participantes no mês de março, o elenco apresenta 25 multitalentosos artistas. O processo de seleção do elenco envolveu mais de 600 inscritos com 182 artistas testados em audições, segundo os organizadores. O resultado é corpo de 25 intérpretes que atuam, cantam e dançam em cena. A montagem aposta na força vocal, na expressividade corporal e no uso da iluminação e cenografia para reconstituir o universo das décadas retratadas - um período de profunda transformação cultural e política nos EUA. Nos principais papéis estarão a atriz, comediante e cantora Samantha Schmütz no papel de Lorell Robinson; Letícia Soares como Effie White; e Laura Castro vivendo Deena Jones, as três integrantes do trio The Dreams. O cantor e compositor Toni Garrido se revezará como o ator, humorista, diretor e dublador Robson Nunes no papel de Curtis Taylor Jr., personagem inspirado no fundador da gravadora Motown, e Reynaldo Machado interpreta Jimmy Early, inspirado em cantores famosos de R&B, como James Brown e Little Richard.
Com texto e letras de Tom Eyen, músicas de Henry Kieger, coreografia original de Michael Bennett e arranjos de Harold Wheeler, o espetáculo no Brasil tem a direção geral de Gustavo Barchilon, direção musical de Gui Leal e coreografias de Rafa L. A tradução e versão é de Bianca Tadini e Luciano Andrey.
As músicas compostas para o musical seguem principalmente o estilo de R&B, com forte influência do soul e do pop das décadas de 1960 e 1970. Algumas músicas também incorporam elementos de gospel, funk, e disco, acompanhando a evolução da música afro-americana ao longo do tempo retratado na história. Sucessos como “And I Am Telling You I’m Not Going “, “One Night Only” e “I Am Changing” não só se destacaram no contexto do musical, mas também encontraram vida própria fora do palco, sendo interpretadas por artistas renomados e celebradas como clássicos do teatro musical.
O musical da Broadway já conquistou dois Grammys. O espetáculo em cartaz no Teatro Santander é a primeira adaptação brasileira da obra de sucesso.
Os ingressos para “Dreamgirls: Em Busca de um Sonho” estão disponíveis no Sympla.
Serviço:
Temporada: à 30 de Novembro de 2025
Horário: Quinta, Sexta às 20h00 | Sábado às 16h00 e 20h00 | Domingo às 15h00 e 19h00
Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, São Paulo - São Paulo
Ingressos: A partir de R$ 21,00
Duração: 2h30 com 15 minutos de intervalo
Classificação indicativa: 10 anos, menores acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Comentários