top of page
  • Redação

De gato mágico ao universo alucinógeno de Raul Seixas



(Foto: Divulgação)

Literatura fantástica ou a realidade em meio ao absurdo? Os dez contos presentes no livro Histórias de Quem são diretamente influenciados pelo realismo fantástico, com narrativas que vão desde um gato mágico que revela a personalidade das pessoas ao retirar os óculos, até a incansável trajetória de um jornalista no universo alucinógeno de Raul Seixas.

Cesar Augusto de Carvalho é expert em criar fatos banais, que com o decorrer do texto, tronam-se trágicos ou absurdos, porém, prendem o leitor em cada página desse universo mágico da literatura. Assim como suas influências – que vão de Dostoievski, Michael Ende, Ernest Hemingway a Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Luís Borges – as histórias provocam inúmeras sensações, principalmente tensão e euforia.

Com um estilo que une imaginação e domínio claro das narrativas, o professor universitário aposentado, passou boa parte da carreira dedicado a publicar ensaios e textos acadêmicos. Ser contista era algo distante e que ficava limitado a leituras de amigos. Apesar de as histórias serem independentes entre si, elas têm similaridades e uma narrativa se abre para outra de maneira singular. Exemplo disso, são os contos que trazem Raul Seixas como tema: “Muitos em um” e “Um escritor, Raul Seixas, Gilgamesh e a imortalidade”.


A inclusão de Raul na obra não é algo ao acaso. Entre 2010 a 2014, Cesar escreveu contos sobre o astro do rock para uma coluna radiofônica chamada Estação Raul. Quando o programa encerrou, lançou a radionovela Toca Raul e atualmente prepara a edição Raul e Eu, uma novela que narra as aventuras de um personagem que se considera o próprio músico.

Seu maior desejo é que suas histórias levem aos leitores um profundo diálogo, que podem, sim, influenciar comportamentos, mas também favorecer a compreensão de si mesmas.


Ficha Técnica:


Livro: Histórias de Quem

Autor: Cesar Augusto de Carvalho

Páginas: 124

Preço: R$ 40

Link de venda: www.quemlêvê.com

bottom of page