top of page
  • Redação

Da imortalidade a um adeus silencioso: Rainha Elizabeth morre aos 96 anos


(Foto: Divulgação)


A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), no castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava férias. Aos 96 anos, a monarca mais longeva da história do Reino Unido teve a morte confirmada pelos canais oficiais da família real britânica.


Charles, Anne, Andrew e Edward, filhos de Elizabeth, foram à Escócia quando foi anunciado que o estado de saúde da rainha era preocupante. Aos 73 anos, Charles será o sucessor do trono - e o mais velho a assumir a coroa.


O estado de saúde de Elizabeth II era preocupante desde outubro de 2021, quando a rainha foi hospitalizada e passou por exames nunca divulgados. Desde então, ela reduziu o número de aparições públicas, com pessoas notando que ela caminhava com dificuldade. Neste ano, Charles a substituiu na abertura dos trabalhos do Parlamento do Reino Unido. Pela primeira vez, um monarca não presidiu a sessão. Em junho, ela completou 70 anos de reinado. No entanto, sua participação no Jubileu de Platina foi reduzida, com ela cancelando participação em parte do evento devido a uma indisposição.


Vida


Elizabeth Alexandra Mary nasceu no dia 21 de abril de 1926, em Londres. Ela era a terceira na linha de sucessão, mas o Rei Edward VIII renunciou ao trono para se casar com a norte-americana Wallis Simpson.


Com a morte de seu pai, o Rei George VI, em 1952, ela se tornou rainha aos 25 anos - a cerimônia foi realizada após o período de luto, no dia 2 de junho de 1953, e transmitida ao vivo via rádio e televisão - pela primeira vez na história.


Na época, a maturidade de Elizabeth impressionava os britânicos. Anos antes, ela declarou dedicar toda sua vida ao seu país. “Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço de nossa grande família imperial, a qual todos nós pertencemos”, afirmou a monarca em seu aniversário de 21 anos.


Antes de se tornar rainha, em 1947, Elizabeth II casou com o Príncipe Philip. O Duque de Edimburgo faleceu em abril de 2021. Com ele, a rainha teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.


Funeral


Ainda não há informações oficiais sobre o funeral da monarca britânica. Porém, é prevista a cerimônia tradicional aberta ao público.


O corpo da rainha será levado ao Palácio de Buckingham, onde deve permanecer por 5 dias. Durante este período, a família deve receber homenagens, coroas de flores e presentes em forma de carinho e despedidas.

Logo após a partida de Elizabeth II, foi anunciado um luto nacional que terá a duração de 10 dias. Neste período, o governo não faz nenhum anúncio - a não ser que seja de extrema importância - para que o foco seja apenas na rainha. Além disso, grandes eventos são adiados.



Comments


bottom of page