top of page
  • Redação

“A Última Sessão de Freud” faz sua estreia no Teatro Vivo


(Foto: João Caldas Fº / Divulgação)


O espetáculo A Última Sessão de Freud, montagem dirigida por Elias Andreato para o texto do premiado autor americano Mark St. Germain, ganha uma nova temporada no Teatro Vivo, entre os dias 29 de abril e 26 de junho.


O texto de Mark St. Germain é baseado no livro “Deus em Questão”, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr. - professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School.


Este instigante texto imagina um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner), o pai da psicanálise, e o escritor, poeta e crítico literário C.S.Lewis (Claudio Fontana), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século XX.


Durante esse diálogo, Sigmund Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus. Freud quer entender porque um ex ateu, um brilhante intelectual como C.S. Lewis, pode, segundo suas palavras, abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” - tornando-se um cristão convicto.


Em uma entrevista sobre o espetáculo, o autor comenta: “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”.


Para Odilon Wagner a experiencia de interpretar Freud é fascinante: “Para um ator ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte de nossa história recente, é um privilégio. A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura, foram meses estudando sua vida e personalidade, para tentar trazer um recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século XX”, revela.


Assista abaixo um trecho do espetáculo:


SERVIÇO:


Temporada: De 29 de Abril a 26 de Junho de 2022

Horário: Sexta às 20h | Sábado às 21h | Domingo às 18h

Local: Teatro Vivo

Endereço: Avenida Dr. Chucri Zaidan, nº 2460, Morumbi – São Paulo

Ingressos: R$ 80,00 (com opção de meia entrada)

Duração: 80 min

Classificação: 12 anos

Ingressos: Bilheteria | Online aqui.

Funcionamento da Bilheteria: Abertura 2 horas antes do espetáculo e fechamento após o início do mesmo.

bottom of page