top of page
  • Redação

Foz do Iguaçu um paraíso além das águas


(Foto: Divulgação)


Na reportagem à seguir vamos mostrar para vocês o que a cidade de Foz do Iguaçu, conhecida por ter uma das sete maravilhas do mundo tem a oferecer além das cataratas !


Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Foz é o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.


Não, Foz do Iguaçu não termina depois da visita às Cataratas e de um pulinho para compras no Paraguai. Há muito o que fazer na cidade e arredores, já pensou em visitar um restaurante com rodízio de massas ? Já pensou em visitar um bar de gelo ? Então... Veja aqui por que você deveria ficar mais tempo na cidade conhecendo tudo o que ela pode te oferecer

Visitamos alguns dos pontos turísticos da cidade, que indicaremos para que vocês também possam acompanhar quando forem visitar a cidade !


Kattamaran 2 - Por do Sol



Este passeio te conduzirá a momentos únicos com a possibilidade de contemplar o encontro entre os Rios Iguaçu e Paraná, que fazem divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, formando a tríplice fronteira. Com tecnologia naval de última geração, o Kattamaram II é uma embarcação segura e confortável, com ambiente climatizado, solário e completo serviço de bar e restaurante, lanches e porções, uma opção indispensável para quem visita Foz do Iguaçu. Conheça Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina por outro ângulo, através do rio Paraná o 8º maior rio do mundo em volume de águas, durante o trajeto algumas histórias e belezas são reveladas, conheça a Ilha Acaray, veja a Ponte da Amizade que faz divisa entre Brasil e Paraguai, descubra cachoeiras de pequenos afluentes dos rios que cortam nossa cidade, veja o Marco das 03 Fronteiras dos 03 Países ao mesmo tempo, oportunidade única, a partir deste ponto a navegação será pelo Rio Iguaçu. A próxima parada será diante da Ponte Tancredo Neves que faz divisa entre Brasil e Argentina, também conhecida como Ponte da Fraternidade e retorna ao seu porto inicial.


Serviço:


Funcionamento: Almoço: 12:00 as 14:00 | Jantar/ Por do Sol: 17:00 as 19:00 (horário de verão: 18:00 as 20:00)

Inclui: Sistema Buffet sem bebidas

Duração do passeio: Aprox. 2h

O local de saída do passeio esta sendo realizado no Porto Meira, Extração de areia quedas do iguaçu - Av. General Meira, s/n, CEP: 85853-110.

Informações: (45) 3527-1444 | (45) 98414-4800


Itaipu - Circuito Especial





O passeio de Itaipu Especial na usina é um daqueles que ultrapassam quais quer que sejam as expectativas. A maior usina hidrelétrica do mundo em relação a geração de energia limpa e renovável está localizada no território neutro que pertence ao mesmo tempo BRASIL / PARAGUAI, chamada Itaipu Binacional.



É uma das principais atrações de Foz do íguaçu, cidade das cataratas localizada no Paraná.


Este passeio dura por volta de 2 horas 30 minutos, vai até o coração da usina, que nos deixam perplexos com tamanha grandiosidade e complexidade. Ver tudo de perto, principalmente uma das grandes turbinas em funcionamento é realmente primoroso.


O passeio em si começa no auditório do centro de Recepção ao turista, e a recomendarão é que você chegue um pouco antes. Os monitores abrem as portas do auditório e nos convidam a adentrar e assistir um breve filme sobre a história de criação da usina.


A monitora apresenta mais detalhes interessantes do local. O trajeto é feito em um ônibus, o qual passa por dois enormes objetos de ferro, que foram usados na época da construção e pelo bosque dos trabalhadores onde cada um que completa 15 anos de empresa planta uma árvore.


Logo na primeira parada do ônibus há 20 dutos forçados que transportam a água do reservatório. Segundo as orientações da monitoria apenas 2 dutos já seriam o suficientes para passar toda a água da vasão média das cataratas (cada um tem a capacidade para transportar 700 metros cúbicos de água por segundo).


Dentro da usina encontramos alguns destaques onde entendemos o porque da arquitetura da barragem ser em formato de pirâmide, onde tem 196 metros de altura (equivalente á um prédio de 65 andares); Na visita pela sala de comando lá trabalham técnicos do Brasil e do Paraguai, lá é explicado como funciona o revezamento de funcionários e supervisores são monitorados mais de 25 mil pontos por 24 horas por dia; dentre estes locais realizamos a visita de uma turbina em pleno funcionamento.


Um percurso no coração da usina que remonta à história, ao mesmo tempo em que surpreende pela modernidade de grandiosos equipamentos tecnológicos e evidencia a interligação entre os dois países responsáveis pela produção de energia.


Os ruídos e a vibração incessante tornam o passeio inigualável e expressam a realidade da geração ininterrupta. Entrar em uma das próximas catedrais de concreto e observar a atividade do rotor de uma das unidades geradoras – somente ele pesa 1 milhão e 700 mil quilos, equivalente ao peso de mil carros de grande porte -, é se sentir na terra de gigantes.


O circuito ainda permite observar o complexo trabalho na sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios dividem a tarefa separados apenas por uma fronteira simbólica, e conhecer as principais áreas externas de Itaipu, com paradas em mirantes com visões privilegiadas.


Regras de visitação:


  • Obrigatório ter 14 anos ou mais.

  • Usar roupa na altura do joelho, sem fendas e sem transparências;

  • Usar calçado sem salto ou no máximo até 3 cm de altura, com largura mínima de 3 cm e preso ao calcanhar;

  • Obrigatório apresentar documento original com foto;

  • Proibido bolsas, mochilas, pochetes e sacolas;Permitido fotografar e filmar


Serviço:


Funcionamento : Circuito Especial: todos os dias das 8h30 às 15h30 (Duração aproximada de 2h30)

Idiomas: Português, Inglês e Espanhol

Saída do passeio: Centro de Recepção de Visitantes (Av. Tancredo Neves, 6702 - Foz do Iguaçu)

Valores:

Inteira - R$ 128,00

Estudante, Idoso, Professor, Doador de Sangue, PCD, CAD-ÚNICO e Lindeiros - R$ 64,00

Informações: (45) 3576.7000



Mesquita Mulçumana - Mesquita Omar Ibn Al-Khattab





A comunidade árabe de Foz do Iguaçu é uma das mais presentes na cultura da cidade, integrando-se com seus costumes, seu idioma, sua gastronomia, e seu pertencimento à cidade. Um templo da religião muçulmana, de beleza única na cidade, construído pela comunidade islâmica no início dos anos 1980.


Além da arquitetura exterior a arte presente no interior da Mesquita a torna um espaço de conhecimento, de reflexão, e de oração que encanta os visitantes e também une a comunidade local.


A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab foi inaugurada em 1983 e tem 600 m² de área construída. Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da cidade sagrada de Meca, para onde o muçulmano volta a face quando está em oração. O lugar está aberto à visitação, mas para visitá-lo é preciso respeitar as normas da casa, como deixar os sapatos do lado de fora ecolocar o véu (somente para as mulheres).


Bem em frente à Mesquita, fomos conhecer a Almanara Doceria Árabe. É tudo maravilhoso ! Entrem, provem, levem para a casa, como fizemos. O dono é o libanês Bayan Abdulbaki, que segue a tradição começada pelo bisavô, há mais de 100 anos, no Líbano.


A três quadras da Mesquita está o restaurante Castelo Libanês, que também recomendo. Tudo uma delícia, com preço mais do justo. Almoço à la carte.

Regras de visitação:

  • Retirar o calçado antes de entrar

  • Moderar o tom de voz

  • Aguardar o fim das orações para entrar

  • Mulheres vestirão um véu para entrar na mesquita

  • O passeio dura aproximadamente 30 minutos

  • Respeite as sinalizações de onde é proibido fotografar ou acessar

  • É necessário usar roupas abaixo dos joelhos para poder entrar no santuário


Serviço:


Funcionamento: Segunda á Sexta das 9h ás 11h30 ; 14h ás 16h30.

Sábado, das 9h às 11h30.

Endereço: Rua Meca, 599 - Jardim Central.

Valor do ingresso: Gratuito

Informações: (45) 3025-1123



Templo Budista Chen Tien




Foz do Iguaçu é uma cidade com cenários deslumbrantes e se apresenta como uma excelente opção para quem não dispensa o contato com a natureza. Além disso, há um lugar especial e que vale a sua visita: o Templo Budista Chen Tien.


A cidade paranaense é formada por diversas etnias, e o legado de cada uma delas está espalhado por Foz. O Templo preserva a herança oriental da região, aliando a paz dos ensinamentos budistas e a beleza dos cenários locais.


Os jardins bem cuidados são grande destaque, assim como a coleção de mais de 120 estátuas coloridas espalhadas por eles. Assim que você chega ao Templo, é recebido pelo Buda Sorridente (Buda MilaPusa) e seus 7 metros de altura.

No centro da praça principal fica o Buda Amithaba, com 10 metros de altura — como já mencionamos, o Templo é dedicado à sua figura. O acesso à estátua não é permitido, porém, recomenda-se que se recite o seguinte mantra frente a ela: NAMO AMITUOFO. A tradição diz que, assim, é possível eliminar seus sofrimentos, aflições e atrair riqueza, longevidade, saúde e harmonia.


Nessa mesma praça, encontra-se a entrada para o Santuário Ksitigarbha, um edifício de dois andares que é um espaço consagrado aos Budas e serve como residência para o mestre budista.


No interior do Santuário, há 18 estátuas de Arahants: termo designado para aqueles que atingiram um estado de iluminação. Por afastarem o mal, essas figuras são consideradas as guardiãs do templo budista e estão espalhadas pelo salão principal.


Ao lado do edifício, está o Buda Shakyamuni — Sidarta Gautama, o jovem príncipe indiano que abandonou tudo o que tinha em busca da felicidade eterna e é considerado o grande mestre do budismo. Ele é representado em sua forma deitada, uma posição que indica o Nirvana.


No jardim, há ainda os quatro principais seres iluminados (boddhisatvas), apresentando as principais qualidades de um Buda:

  • Samantabhadra: representa a grande virtude (amor) e está sentado sobre um elefante;

  • Manjushri: sentado sobre um leão, representa a grande sabedoria;

  • Ksitigarbha: do grande voto para salvar todos os seres;

  • Avalokiteshvara: mais conhecida por seu nome chinês Kwan Yin, representa a grande compaixão.

Simbolizando proteção, encontra-se também os Leões Fo (Foo) ou Leões de Buda (Rui Shi, em chinês). Esses dois guardiões estão sempre com os olhos bem abertos e ficam apoiados em uma esfera — são posicionados na entrada de tumbas e templos, pois espantam os maus espíritos.


Além de toda a beleza das grandes estátuas, há 108 delas que chamam bastante atenção com seus 2,5 de altura: são os Amitabha, alinhados em direção ao pôr do sol, cada um representando uma reencarnação de Buda na Terra. Suas mãos estão postas em gestos que simbolizam a meditação e as boas vindas.


Regras de visitação:


Por ser um local religioso e dedicado à contemplação e à oração, independentemente de sua crença, respeite esse território sagrado para os budistas. Recomenda-se que o passeio, que dura cerca de uma hora, seja feito em silêncio.


  • não subir nas plataformas;

  • não tocar nas estátuas;

  • não entrar com bicicletas, motos, patins e animais;

  • não consumir bebidas alcoólicas;

  • não fazer piqueniques pelos jardins;

  • não fotografar o interior do Templo.


Serviço:


Funcionamento: De terça a Sábado das 9h30 ás 16:30

Endereço: R. Dr. Josivalter Vila Nova, 99 - Jardim Califórnia

Valor do ingresso: Gratuito

Informações: (45) 3524.5566

bottom of page