top of page
  • Redação

Com design expressivo e nova grade Singleframe lançam o novo Audi Q8


(Foto: Divulgação)


O Q8 emana dinâmica esportiva e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV-cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7. Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece um interior espaçoso que supera a de seus concorrentes diretos nas dimensões mais relevantes, incluindo comprimento e altura internos. Há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros.

Nova presença para a família Q: o design externo


Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 traz a nova cara da família Q. A robusta grade vertical do radiador, o spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados realçam o visual dianteiro. O teto elegantemente inclinado termina em colunas D suavemente inclinadas que terminam sobre os arcos das rodas de 22 polegadas. Contornos fortes e superfícies com linhas tensas transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente nas quatro rodas. O spoiler, os acabamentos dos arcos das rodas e das portas e o difusor de ar trazem uma cor contrastante para destacar ainda mais a aparência off-road.


Os faróis de série são de LED, mas há a tecnologia HD Matrix LED disponível como opcional. Tanto a assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital. Uma faixa, que tem como base uma faixa preta, conecta as lanternas, assim como no Audi quattro original. Os proprietários do Q8 podem usar o aplicativo myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las externamente.


Arquitetura premium: o interior


Símbolos fáceis de entender são características da precisão digital da Audi e do alto nível de integração entre arquitetura e operação. O elemento central da cabine é a tela sensível ao toque do MMI. Todos os elementos referem-se logicamente um ao outro, desde a faixa de ventilação de ar até o largo console no túnel central onde se encontra a alavanca do câmbio tiptronic. No escuro, as luzes de contorno opcionais traçam as linhas de design distintas do interior e fornecem iluminação de fundo para o emblema quattro tridimensional acima do porta-luvas – um exemplo de carinho nos detalhes típico da Audi. A lista de opcionais inclui assentos com função de massagem e ventilação, ar-condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar, que aprimora ainda mais o ambiente elegante.


Sensível e conciso: controles e displays


Com o conceito operacional MMI sensível ao toque do novo Q8, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto.


A operação é rápida e simples: um clique tátil e acústico confirma quando um dedo ativa uma função. Além disso, o controle de voz em linguagem coloquial transforma o Q8 em um parceiro de diálogo inteligente. Os motoristas podem expressar seus comandos livremente. O controle de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir restaurantes por perto.


Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit totalmente digital. Sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante multifuncional. A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais esportiva. O head-up display também projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.

bottom of page