• Bianca

Luizinho Mazzei o produtor musical queridinho dos famosos conta sobre o seu trabalho, suas premiaçõe


(Foto: Divulgação)

Para quem ainda não o conhece, Luiz Mazzei, o famoso Luizinho é produtor musical, engenheiro de música em estúdio, engenheiro de som da banda Capital Inicial, apaixonado pela família, apaixonado pelo Palmeiras, por música boa, por pessoas honestas e verdadeiras que são comprometidas com a verdade.


O produtor ainda conseguiu nos explicar de uma forma de fácil entendimento como funciona o seu trabalho como engenheiro de mixagem, “Basicamente consiste em reunir todos os instrumentos criados e gravados em uma música e equilibra-los dentro da concepção artística do projeto, usando a soma do conhecimento musical e técnico. Muitas músicas acabamos criando efeitos, nuances e dinâmicas, onde o produtor, artista e músico não conseguiam enxergar (ouvir). Acontece também de algum engenheiro ser contratado para mixar uma música ou projeto, para mudar o caminho e a textura, dando uma nova vida ao projeto, pois as vezes o produtor acaba esgotando sua criatividade ou saturando sua mente com o trabalho, de forma que tudo fica “estacionado”, ai geralmente um engenheiro experiente chega podendo salvar o projeto, com ouvidos sem “vícios e neutro” a tudo que foi feito, até então.”, complete Luiz.


Sobre suas premiações Luizinho já contabiliza 21, entre indicações e prêmios, que geraram algum tipo de certificado. Mas podemos dizer que o produtor atualmente contabiliza bem mais que isso em seu currículo porém existem prêmios onde somente os vencedores recebem algo.


Luizinho comenta com nossa equipe com quem trabalhou nesses quase 25 anos de carreira podemos imaginar e perceber que foram inúmeras, mas o produtor nos ajudou a nomear algumas delas, e todos os outros não mensionados o produtor também relembra com o maior carinho. Com isso ele completa: “Na área de produção musical, atuando como engenheiro, posso dizer que tive o prazer, felicidade e sorte, de ter trabalhado com todos os grandes nomes da música brasileira,como: Guto Graça Mello, Liminha, Rick Bonadio, Dudu Souza, Franco Scornavacca, Cesar Augusto, Arnaldo Sacomani, Kassin, Apolo 9, entre outros. Já com os artistas a lista é grande! Entre eles trabalhei com: Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Jota Quest, Mauricio Manieri, Skank, RPM, O Rappa, Wanessa, Ultraje a Rigor, Nx Zero, Capital Inicial, Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Lulu Santos, Margareth Menezes, Claudia Leitte, Seu Jorge, Added Color, Leonardo Gonçalves, Ricky Martin, Concrete Blonde, BB King, Luciana Souza, entre outros.”, completa Luizinho.


Não podíamos deixar de mensionar sobre o trabalho que mais se orgulha de ter feito parte, “Ahhhhh...tenho orgulho de todos. Me entrego de corpo e alma para todos os projetos que participo. Só sei ser assim, sabe ?! Trabalhar com música não é como trabalhar com matemática, onde tudo é exato.Música você trabalha com emoção, sentimento, costumo dizer que vendemos sonhos!”, relata o produtor. Após conversar com nossa equipe o produtor se rendeu a comentar que foi talvez o penúltimo álbum do Ricky Martin, onde ele exigiu uma equipe brasileira e ele estava entre os convidados, ou, o álbum do Herbie Hancock, que ganhou o Grammy americano de melhor disco do ano em 2008, onde ele pode gravar uma faixa com a cantora brasileira radicada nos Estados Unidos, Luciana Souza. Luizinho ainda completa, “Mas devo muito também a banda Added Color (ex Unconcious Disturbance), que fez com que eu pudesse entrar de vez para o mercado americano.”


Para quem quer seguir os passos deste grande fênomeno da mixagem ele logicamente que deixou dicas a todos os nossos leitores. Que primeiramente sejam apaixonados por música, e também ter a consciência que você não terá uma vida social normal. Trabalhar com música exige tempo e esse tempo muitas vezes é onde seus amigos estão viajando, passeando, de férias e você produzindo, por isso que digo que tem que amar.” Complete Luizinho. Se essas primeiras condições não te impedirem e não formem uma barreira o primeiro passo a seguir é estudar música, e o produtor complementa: “Por mais que você não se torne um músico profissional, ter noções básicas, ajuda muito a você tomar certas decisões. No Brasil não temos curso superior de engenharia de som, mas temos alguns cursos técnicos e infinitos workshops e palestras com profissionais da área por todo o pais. A internet apesar de poluída, tem muito material em inglês com alto nível.Hoje tudo está mais fácil. Você tendo paciência, consegue ter tudo nas mãos ou na frente dos olhos com um simples clique.”


Para quem quiser saber onde atua Luizinho Mazzei ele completa que atualmente possui duas salas de mixagens online, sendo uma em Nova Iorque e outra em São Paulo. Ambas com a mesma configuração, podendo atender qualquer tipo de cliente, para qualquer situação.”Já trabalhamos com esse formato a 10 anos, com dezenas de projetos inovadores e com sucesso. Também mixo de forma presencial em qualquer estúdio, caso o cliente prefira.”


Para você que se apaixonou por esta entrevista, pelo conteúdo dela, queira saber mais sobre o trabalho deste produtor impecável pode entrar em contato visitando o seu website: www.luizinhomazzei.com ou também entrando em contato através das outras redes sociais:


Instagram: @luizinhomazzei

Facebook: Luizinho Mazzei Mixing Engineer ou Luizinho Mazzei

Twitter: @luizinhomazzei