• Bianca

Norival Rizzo sobe aos palcos paulistas com “O Homem das Cavernas” animando suas terças e quartas


(Foto: Evaristo Sánchez / Divulgação)

“O Homem das Cavernas”, de Rob Becker, é um sucesso mundial que conquistou milhões de pessoas em quase 40 países e em mais de 15 idiomas diferentes. O ator Norival Rizzo faz a versão brasileira e volta a atuar no espetáculo que na primeira temporada em 2010 alcançou sucesso de crítica e público. A reestreia acontecerá no dia 14 de março no Teatro Folha, com sessões as terças e quartas-feiras.


A peça é uma brincadeira divertida e perspicaz sobre as formas como homens e mulheres se relacionam, conseguindo que ambos os sexos morram de rir e se reconheçam. O ator Norival Rizzo interpreta personagem que repensa sua vida amorosa enquanto, inspirado no homem das cavernas, disseca as diferenças entre homens e mulheres.


Norival revela em entrevista para a nossa equipe que é uma crítica bem humorada do relacionamento entre homem e mulher, sendo um espetáculo bem dinâmico que faz ele interpretar dois personagens ao mesmo tempo. E ele completa que teve sim público do teatro que ao final da peça conversou com ele dizendo que se identificou em diversos casos !


Com um efeito pacificador nos desentendimentos entre homens e mulheres, a primeira montagem estreou em São Francisco, em 1991, e foi rapidamente levada para Dallas, Washington, Philadelphia e Chicago, antes de sua estreia na Broadway, em 1995. Depois de dois anos e meio e 702 apresentações no teatro Helen Hayes Theater, “O Homem das Cavernas” entrou no livro dos recordes como o monólogo que mais tempo ficou em cartaz na história da Broadway.


Rob Becker escreveu “O Homem das Cavernas” depois de um período de três anos de estudo informal de antropologia, pré-história, psicologia, sociologia e mitologia. Usou como base as informações para criar um texto com grande capacidade de comunicação com o público.


O diretor Alexandre Reinecke conta que a montagem será apresentada com novo cenário e figurino, mas manterá o estilo da direção visto na primeira temporada em 2010. “Faço uma grande parceria com o Norival. Já o dirigi em outros espetáculos e esta experiência serve para esta remontagem, que faz uma um paralelo divertido e pertinente entre o homem das cavernas e o homem contemporâneo”, observa o diretor, que também trabalhou com Norival Rizzo nas peças “Adultérios”, de Woody Allen, e “O Sucesso a Qualquer Preço”, de David Mamet.


O ator Norival Rizzo observa que a sua percepção sobre um texto teatral muda constantemente, de acordo com as novas experiências vividas e com o tempo de realização de uma temporada. O texto é o mesmo, mas a percepção para a obra resulta em outras nuances na atuação. “Agora estou percebendo muitos detalhes diferentes no espetáculo”, conta o ator que em 2005 recebeu o Prêmio Shell de Melhor Ator pelo espetáculo “Oração Para um Pé-de-Chinelo”, de Plínio Marcos, e direção de Reinecke.


Hoje a peça “O Homem das Cavernas” pode ser visto nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, México, Holanda, Noruega, Polônia, Rússia, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, Coréia e China.


O ator revela que tem pretenção de extender a temporada mais ainda não sabe quando e onde sera, mais há sim essa vontade ! E que ele agora em 2017 para quem estava com saudades de ve-lo nas telonas lançará dois filmes, um deles inclusive interpretando FHC (Fernando Henrique Cardoso).


Fica o convite do ator para vocês comparecerem ao teatro folha as terças e quartas ás 21 horas para 75 minutos de pura diversão.

Serviço:

Local: Teatro Folha

Estreia: 14 de março de 2017

Temporada até: 31 de maio de 2017

Apresentações: terças e quartas – feiras, 21 hrs

Ingresso: R$50,00 (com opção de meia entrada)

Duração: 75 minutos

Classificação etária: 12 anos