(Foto: Andrea Nestrea / Divulgação)
Depois do sucesso de crítica e público no Rio de Janeiro e em Curitiba, Eriberto Leão sobe ao palco do Teatro Nair Belo para a primeira temporada paulistana da peça O ASTRONAUTA. O espetáculo conta com participações em vídeo de Zé Carlos Machado (no ar na novela “Vai na fé”, de Rosane Svartman, TV Globo), Luana Martau e Jaime Leibovitch.
A peça questiona a possibilidade de outras formas de vida no universo, e também se vale da metáfora do isolamento para falar sobre memória, morte, afetos e relatividade tempo.
“A peça fala de afetos ou memórias esquecidas. Quando eu tinha 6 ou 7 anos e passava as férias de verão na praia, acampando com meus pais, todas as noites eu sentava à beira mar e ficava olhando o céu, via estrelas infinitas e eu acreditava fazer parte daquilo tudo. Esse personagem, o astronauta, é um sentimento, talvez um poema ou até mesmo um grito. Quanto mais ele se distância da Terra, mais perto da nossa essência ele chega” completa o diretor.
Atendendo a um chamado de uma civilização extraterrestre, um astronauta é enviado ao espaço numa missão solitária em busca de outras formas de vida fora do planeta. Conforme a jornada avança, ele vai perdendo a comunicação com a Terra, até o isolamento completo. Só lhe restam as memórias e a companhia de Hal (Luana Martau), um computador de bordo com inteligência artificial, agora sua única interlocutora.
O ator estará vestido como um astronauta, num ambiente que remete a uma nave espacial. Imagens do espaço serão projetadas em um grande telão ao fundo do palco, como uma espécie de janela da nave. Em cena, o ator canta duas músicas de David Bowie - “Starman” e “Space Oddity”.
“Uma viagem espacial ou uma viagem dentro de nós mesmos? Passamos pelos filmes ‘2001, uma odisseia no espaço’ e ‘Interestelar’, e a homenagem a David Bowie e Ziggy Stardust (personagem criado por Bowie como seu alterego) é evidente através da lenda pessoal de nosso astronauta. ‘O universo é mental’ - 1ª das Sete Leis Herméticas - é a base de lançamento de nossa viagem. Timothy Leary, Aldous Huxley e as Portas da Percepção, todo universo da contracultura traduzido em uma viagem sensorial onde todos embarcarão juntos ao infinito e além.”, diz Eriberto.
A direção musical é de Ricco Viana; videografismo, realidade virtual e programação visual são dos irmãos Rico e Renato Vilarouca; a direção de arte de Carla Berri, a iluminação de Adriana Ortiz e a direção de produção de Carla Yared.
Produzido pela CAJA Arquitetura Cultural, O ASTRONAUTA tem patrocínio master do Banco Industrial do Brasil, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Serviço:
Data: 09/06 a 30/07
Horários: Sextas às 21h | Sábados às 21h | Domingos às 19h Local: Teatro Nair Bello - Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569/3º piso, Consolação / SP
Ingressos: A partir de R$ 40,00
Classificação: Recomendado para maiores de 12 anos.
Duração: 55 min
Ingressos: Online | Bilheteria no local
Funcionamento da Bilheteria: no dia da apresentação, a partir de 2h antes do início do espetáculo.
Telefone da Bilheteria: (11) 3472-2414
Comments