(Foto: Divulgação)
O que fazer no Chile? Em setembro, decidimos montar um roteiro de viagem para o Chile, e encontramos várias dúvidas sobre quais os melhores pontos turísticos e quanto tempo ficar em cada um deles.
Confira a seguir como montamos esse roteiro no Chile, quantos dias ficar em cada lugar e quais destinos turísticos imperdíveis.
O Chile é um país extenso e outra de nossas certezas era que, em apenas uma viagem, não conseguiríamos conhecer tudo. Por isso incluímos nesse post as regiões que não conhecemos, com indicações de outros blogs que já possuem conteúdo sobre esses destinos.
Confira a seguir o que fazer no Chile, algumas dicas de viagem no Chile e nosso roteiro de viagem completo.
1- Santiago
A capital do Chile é o ponto de partida para explorar esse país. Aliás, muita gente acaba ficando só em Santiago (passar 4 dias em Santiago é uma boa opção de roteiro para feriados).
Você pode achar que para chegar pertinho da Cordilheira dos Andes, um dos seus principais destinos turísticos, é preciso pegar muita estrada. Mas o legal de Santiago é que essas famosas montanhas cercam a cidade. Nos dias mais limpos, é possível ver os picos nevados dos próprios mirantes ou prédios da cidade (o Sky Costanera é um dos melhores lugares). Um encanto para muitos brasileiros, que nunca tiveram contato com neve.
Mas a cidade também oferece passeios bate-volta para vários dos melhores destinos turísticos do Chile, que ficam nos arredores. Em alguns deles, é possível chegar ainda mais perto da Cordilheira dos Andes.
Santiago: Dicas Práticas de Viagem e Passo a Passo
Como chegar: É possível chegar em voos diretos a partir do Brasil, o que facilita a vida de quem viaja para Santiago, até mesmo para passar um feriado prolongado.
Quando ir: Para quem quer ver neve, os meses mais adequados vão de junho até setembro. Mas é bom ir preparado para o frio e a chuva. No verão, as temperaturas são mais amenas.
Que moeda levar: Os brasileiros não precisam trocar pesos chilenos no Brasil. Logo na chegada é bem tranquilo trocar reais diretamente por pesos, embora algumas taxas não sejam tão vantajosas (principalmente no aeroporto). Se já tiver dólares em casa, é bom levar um pouco.
O que fazer: Destinos Turísticos e Pontos de Interesse
Passeios: Entre os passeios bate-volta, os mais concorridos são os tours até Cajón del Maipo, Valparaíso / Viña del Mar e para as estações de ski (Valle Nevado e Farellones são as mais famosas). Visitar uma vinícola também é um passeio importante, já que o vinho chileno é um dos mais famosos do mundo.
Quanto custa: O Chile é um país conhecido pelos alto de custo de vida, então gastos com alimentação podem surpreender seu orçamento. Para economizar, mais do que em qualquer outro lugar, lanches podem ajudar a manter os gastos controlados.
Quantos Dias
Além de todos os passeios para fazer na própria cidade, Santiago oferece alguns passeios imperdíveis para fazer a partir da capital.
Dessa forma, o mínimo necessário são 4 dias para explorar a cidade. Considere sempre o dia da chegada e do dia da partida, que são dias em que não será possível fazer os passeios.
O tempo ideal em Santiago é de 7 dias.
No roteiro abaixo, por exemplo, é possível notar que incluir os vários pontos turísticos de Santiago deixa os dias super corridos.
Passeios Imperdíveis em Santiago
Cajón del Maipo 2 em 1: Embalse el Yeso e Termas de Colina (verão)
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso (inverno)
Viña del Mar e Valparaíso (verão e inverno)
Valle Nevado e Farellones (inverno)
Portillo (inverno)
Sunset Valle Nevado e Farellones (verão)
Vinícola Concha y Toro (verão e inverno)