top of page
  • Redação

Com tom sarcastico e bem-humorado sobre o ofício do ator, Ator Mente estréia na capital


(Fotos: Heloisa Bortz / Divulgação)


Considerado um dos ícones do teatro britânico atual, o autor Steven Berkoff tem três de suas peças curtas montadas pelo encenador brasileiro Marco Antônio Pâmio e agrupadas na comédia Ator Mente, que estreia no dia 14 de junho no Teatro Nair Bello. O elenco conta com Norival Rizzo, Noemi Marinho, Josemir Kowalick e Luciano Schwab.


Os textos que inspiraram a montagem estão presentes na coletânea “One Act Plays” (Peças de Um Ato), composta por 19 peças curtas, divididas em vários blocos temáticos. A montagem relaciona as obras “I Wanna Agent” (“Quero um Agente”, em português) e “This is an Emergency” (“Isto é uma Emergência”), ambas da seção “Actors” (“Atores”), e “Roast” (“Assado”), presente no bloco “Rejection” (“Rejeição”).


O resultado é uma comédia que lança um olhar ao mesmo tempo sarcástico, melancólico e bem-humorado sobre o que é ser ator e toda a carga que a profissão carrega: as expectativas, as frustrações, as cobranças, o desemprego etc. São peças nas quais os personagens mostram o “outro lado da moeda” da profissão, revelando-se frágeis, patéticos, falhos e, por conta de tudo isso, profundamente humanos.


Os três textos se comunicam em cena a partir da figura de um ator desiludido com a profissão, Brian Philips, interpretado por Norival Rizzo. Em “Quero um Agente”, o personagem encontra-se em um camarim com um colega (Bruce, papel de Josemir Kowalick) antes de entrar em cena para um ato natalino. Enquanto se preparam, o protagonista lamenta o fato de não ter um agente e, por isso, não conseguir boas oportunidades de trabalho.


Em “Assado”, uma mãe (interpretada por Brian Philips/Norival Rizzo) conta uma história de ninar para seu filho pequeno (Bruce/Josemir Kowalick). De repente, esse conto aparentemente inocente adquire contornos de um terror crescente e assustador. Já “Isto é uma Emergência” mostra uma conversa em casa entre Brian e sua esposa, Barbara (interpretada por Noemi Marinho), que já não acredita que o marido se firmará como ator bem-sucedido depois de décadas de tentativas frustradas. Ela sugere que ele trabalhe como motorista de táxi, mas a figura de um motorista troglodita e sádico, Joe (papel de Luciano Schwab) surge para abalar a relação desgastada do casal.


Originalmente, as peças que compõem Ator Mente não foram concebidas para compor uma trilogia. São textos independentes e sem ligação aparente entre si. O roteiro dramatúrgico do espetáculo foi pensado especialmente para este trabalho pelo tradutor e diretor Marco Antônio Pâmio. Ator Mente também celebra o reencontro em cena e os 45 anos de parceria artística dos atores Norival Rizzo e Noemi Marinho.


Serviço:

Data: 14 de junho a 28 de julho

Local: Teatro Nair Bello (3º piso do shopping frei caneca)

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Loja 401A – Cerqueira César

Horário: Sexta às 21h | Sábados às 21h | Domingos 19h.

Horário da Bilheteria: De quarta a sábado, das 15h às 21h; Domingos, das 15h às 18h ou 19h (de acordo com o horário da peça que estiver em cartaz).

Informações: (11) 3472-2414

Ingressos: R$ 30,00 (com opção de meia entrada)

Vendas: Bilheteria | Online

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

bottom of page