top of page
Redação

Avesso - O Musical traz conflito de gerações em espetáculo de fortes emoções


(Foto: Francisco Júnior / Divulgação)

Com texto forte e conflituoso, o espetáculo "Avesso - O Musical" segue em temporada no Teatro Nair Bello, na capital paulista, até o dia 25 de novembro.


A encenação, de caráter ousado, desconstrói o clássico formato para apresentar uma montagem jovem, densa e dinâmica. O enredo expõe os conflitos entre as gerações de um ponto de vista contemporâneo, a partir das reivindicações de um grupo de universitários, que sequestram um professor em busca de diálogo com o novo reitor.


Eles exigem melhores condições de ensino. Em princípio, as várias ideias, os debates e pontos de vista são colocados em cena, mas os jovens acabam perdendo o controle da situação, seus ideais vão se confundindo com radicalismo e o sequestro toma rumos surpreendentes, atingindo proporções muito além do que eles poderiam imaginar.


Enquanto tentam manter o plano do sequestro, os alunos acabam se envolvendo em discussões e embates que colocam em cheque os seus próprios princípios; dúvidas vão surgindo, difíceis de serem contornadas. As discussões também colocam na berlinda o ponto de vista do professor, conhecido por suas ideias rígidas e até antiquadas. “Estamos em um mundo onde ninguém mais entende ninguém, onde não se pratica a empatia, e as confusões se tornam grandes torres de babel. Juca, meu personagem, traz isso, ele não consegue sair do conflito, nem tão pouco apaziguar as coisas”, explica o ator Jair Assumpção.


Outro viés interessante da trama é o destaque para o poder feminino, tendo uma mulher radical como líder da ação, interpretada por Vanessa Goulartt. “Ela não só lidera como tem um grande poder de persuasão. O problema é que está voltada para os seus próprios interesses”, comenta a atriz. Cada personagem surge com um ideal revolucionário, mas, no decorrer da trama, ficam perceptíveis os interesses individuais - de todos. “Avesso retrata a nossa atual sociedade, onde as pessoas estão sempre lutando por algo, seja o bem comum ou individual”, pontua o diretor Hudson Glauber.


No elenco, destaque para a volta do ator e diretor Jair Assumpção, interpretando o antiquado professor, ao lado de Vanessa Goulartt, André Pottes, Gabriel Vaccaro, Guh Rezende, Leticia Spanghero e Ricardo Manga.


Avesso tem trilha sonora original, com músicas e letras criadas por Thiago Gimenez que compôs um clima musical jovem e contemporâneo, no qual são destaques ritmos como o rap e o rock, além de estilos como MPB e até valsa.As cenas de luta e ação foram coreografadas pelo dublê profissional Cristiano Fortes; e a preparação corporal é de André Capuano. A encenação conta ainda com efeitos especiaise projeção mapeada em todo o palco que amarram as cenas, ilustrando acontecimentos externos, paralelos ao sequestro, que influenciam na mudança dos rumos da história encenada.


Serviço:

​Local: Teatro Nair Bello

Endereço: Rua Frei Caneca, nº 596 (Shopping Frei Caneca)

Temporada: 12 de Outubro a 25 de Novembro

Horários: Sexta e Sábado ás 21h | Domingo ás 19h

Ingressos: R$ 60,00 (com opção de meia entrada)

Vendas: Bilheteria | Online

Horário de funcionamento da bilheteria: De quarta a sábado (15h às 21h) e domingo (das 15h às 19h)

Informações: (11) 3472-2442

Duração: 60 minutos

Classificação: 16 anos

bottom of page