• Redação

Laura Pausini lança seu 13º álbum em todas as plataformas digitais


(Foto: Divulgação)


O 13º álbum de músicas inéditas de LAURA PAUSINI, FATTI SENTIRE, será lançado em todo o mundo hoje, dia 16 de março, em todas as plataformas digitais - https://LauraPausini.lnk.to/FattiSentire.


Mais de dois anos após o lançamento de Simili, e depois de Laura Xmas, gravado com a ótima orquestra conduzida por Patrick Williams, FATTI SENTIRE celebra os primeiros 25 anos no show business da cantora italiana mais querida do mundo.


Com vendagem que já alcançou mais de 70 milhões de discos, Laura é a artista italiana mais popular do Spotify no mundo e recebeu mais de 40 prêmios internacionais: um Grammy Award, três Grammy Awards Latinos, quatro prêmios Lo Nuestro, seis World Music Awards, apenas para mencionar os mais importantes.


Precedido pelo single Non è detto, lançado em 26 de janeiro (com mais de 10 milhões de visualizações), e exibido globalmente durante o 68º Festival de Sanremo, FATTI SENTIRE será lançado pelo selo Atlantic-Warner Music em versões em italiano e espanhol.


"Este álbum almeja um público para me seguir enquanto embarco em uma nova jornada, como a capa sugere: Estou olhando para trás, para alguém que cuida de mim, me faz sentir amada, protegida e apoiada, com a promessa de um nova jornada que começa a partir de agora."


O título do álbum não é representado em uma das músicas, mas está escondido em uma das faixas, em que Laura canta o imperativo FATTI SENTIRE (Faça-se ouvir).


"Enquanto estava gravando uma das últimas músicas no estúdio, com os olhos fechados, simplesmente me deu vontade de adicionar ‘Fatti sentire’, faça-se ouvir. Repito frequentemente, como um mantra, sussurrado, falado, declamado, gritado, FATTI SENTIRE.


E senti que essas duas palavras representavam meu novo álbum e a mensagem que eu queria transmitir mais do que quaisquer outras."


O álbum é composto por 14 faixas: são histórias que apaixonaram Laura quando as ouviu, mas não só isso. Uma ideia que tem sequência a partir de Simili, que nos convida para nos unirmos e sentirmos parte de um único universo. FATTI SENTIRE é um lembrete de encorajamento para abraçar a própria personalidade, aceitar e amar a nós mesmos pelo que somos.


"Simili deu um passo adiante. Somos semelhantes, mas é importante conhecermos a nós mesmos e nos dar a chance de conhecer aos outros, afirmando nossa personalidade, nosso talento, nossas características, as peculiaridades que nos tornam ‘maravilhosamente’ indivíduos únicos.”


Neste álbum, as letras de todas as 14 músicas foram escritas por Laura. Uma música inteiramente em espanhol, Nuevo e uma em inglês, No River Is Wilder, mais uma vez enfatizam o alcance internacional desse artista, cada vez mais a impulsionando para o status de superstar global por vendas recordes e pelo incrível sucesso pessoal como jurada de talentos no programa La Voz na Espanha e México, La Banda nos EUA, e mais recentemente no X-Factor Espanha.


FATTI SENTIRE combina sons e misturas italianas e internacionais com gêneros, autores, músicos, produtores, que fotografam esse momento particular na carreira de Laura Pausini. Como sempre, a própria Laura é a produtora artística e optou por um álbum variado, reunindo alguns dos nomes mais interessantes da atual cena italiana e internacional.


Duas faixas, Un progetto di vita em comune e Il caso è chiuso, são produzidas por Rik Simpson, que trabalha com Jay-Z, é produtor do Coldplay há 10 anos e produziu, entre outros, os recentes megahits da banda Viva La Vida, A Head Full Of Dreams (2015), e Kaleidoscope (2017). Ele é vencedor de vários Grammy Awards. (Co-produção de Rossi.)


Il coraggio di andare é produzida por Julio Reyes Copello, duas vezes vencedor do Grammy, compositor de Ricky Martin, Marc Anthony, Alejandro Sanz, Jennifer Lopez, Nelly Furtado e fundador da Art House Records.


Francesca (piccola aliena), uma das músicas sobre as quais Laura é mais apaixonada, é produzida por Nick Ingman (Radiohead, Oasis, David Bowie, Elton John, concorreu ao Grammy por sua colaboração com Eric Clapton) e Nuevo, por Ettore Grenci, que tem trabalhos como produtor com Luis Fonsi, Marc Anthony, Gloria Trevi. Esta última, apenas para o mercado brasileiro, apresenta a dupla Simone & Simaria.


FATTI SENTIRE também marca o retorno de Dado Parisini, que produziu quatro músicas: La soluzione, Le due finestre, e com Paolo Carta como co-produtor, Frasi a metà e o primeiro single, Non è detto, lançada antecipadamente em todo o mundo em 26 de janeiro.


Parisini é o produtor de longa data de Laura e trabalhou em seus álbuns mais bem-sucedidos, incluindo La mia risposta (1998), Tra te e il mare (2000) e Resta in ascolto (2004).


A principal colaboração artística de Laura é com Paolo Carta, seu parceiro na vida (eles têm uma filha, Paola). Para FATTI SENTIRE, Carta (Grammy latino para a versão espanhola de Invece no) escreveu E.STA.A.TE, Fantastico (Fai quello che sei), No River Is Wilder, L'ultima cosa che ti devo e Zona d'ombra.


A canção de abertura do álbum é Non è detto, o primeiro single, lançado em 26 de janeiro, que imediatamente subiu as paradas na Europa e na América Latina, e chancelou o novo projeto.


A versão exclusiva para plataformas de streaming, disponível a partir de sexta-feira, 9 de março, ganhou versão em estilo latino e foi produzida por Sergio George (Marc Anthony, Jennifer Lopez e Prince Royce, entre outros) e apresenta colaboração de Gente De Zona, uma dupla de reggaeton-salsa, vencedores de um Grammy Latino em 2016 e conhecidos por suas colaborações com Enrique Iglesias, Pitbull, Carlos Rivera.


Na versão original da música, por outro lado, a música é de Laura, Gianluigi Fazio (que tem sido seu vocalista em turnês por anos), e Edwyn Roberts (que escreveu o hit Simili), com letras de Niccolò Agliardi , que também é o autor da quinta faixa, Frasi a metà e da 12ª , Zona d'ombra, em música composta por Joseph Carta.


Nuevo é a segunda música, e destaca-se do resto. Um reggaeton no estilo típico de Pausini, com letras escritas por Laura em colaboração com Yoel Henriquez e música composta por Daniel Vuletic, um dos curiosos colaboradores de Laura. La soluzione vem a seguir, com Massimiliano Pelan e Giulia Anania como co-autores, dois artistas jovens e altamente admirados na atual cena musical italiana. A quarta canção, E.STA.A.TE, soa como uma vingança, com letra escrita por Laura junto a Virginio Simonelli, que já havia trabalhado com ela e que, além de Il caso è chiuso, também contribuiu em Fantastico (Fai quello che sei) para este álbum, citando uma das frases mais conhecidas de Laura, uma marca registrada desde o primeiro show recorde no estádio San Siro em Milão.


Le due finestre é a número seis, escrita por Enrico Nigiotti, um jovem cantor e compositor que surgiu na última edição do X-Factor Italia, em sua primeira colaboração com Laura, em uma música que assume um acento internacional graças a Eric Silver e Nikki Williams (que escreveu músicas para Demi Lovato).

Por outro lado, Pausini escreveu sozinha L'ultima cosa che ti devo e No River Is Wilder, a única música do álbum inteiramente em inglês. Nascida como demo em inglês, foi registrada inalterada para preservar o som original.


A 10ª faixa do álbum é Un progetto di vita em comuna, com música de Daniel Vuletic e letras de Laura e Cheope, que co-escreveu alguns dos maiores hits de Laura.


A penúltima faixa do álbum é Francesca (Piccola aliena), uma canção muito importante cuja letra, escrita por Laura Pausini, é dedicada a Francesca, a jovem filha de sua prima, que morreu há menos de um ano de uma forma muito rara de doença.


O novo álbum é completo por ll coraggio di andare, uma faixa tão importante quanto a letra, escrita junto com Tony Maiello (um dos autores que contribuíram para o álbum anterior, Simili). Esta traz a frase que inspirou Laura e se tornou o título do álbum "Fatti Sentire". Um hino para a determinação de crescer e encontrar seu caminho na vida, buscando seus sonhos com confiança no futuro.


FATTI SENTIRE está disponível em versão padrão e em uma edição especial em vinil transparente. Uma nova edição de vinil 'pinkversion' também estará disponível como exclusividade da Amazon.


Para o lançamento mundial do álbum para a imprensa, Laura escolheu o cenário original de um voo exclusivo da Alitalia. A companhia aérea italiana também é a operadora oficial de Laura, e acompanhará a artista e a equipe nas principais pernas de sua turnê mundial. Além disso, a Alitalia oferece vôos com preços especiais para Roma para todos os fãs que compram ingressos para os dois shows de abertura da turnê no Circus Maximus (Roma, 21 e 22 de julho).


Para mais informações www.fepgroup.it