• Bianca

Carnaval na Europa: conheça um dos destinos que atrai cada vez mais brasileiro


(Foto: Divulgação)


Imagine uma cidade com ruas enfeitadas, ritmos variados, pessoas super fantasiadas, expressões artísticas fascinantes que carregam anos de tradição, pessoas jovens dançando por horas e muito entusiasmo. É assim que se traduz Lucerna durante os dias de carnaval. Nessa época acontece o tradicional desfile Fritschi, que acontece desde o século XV e perdura por gerações atraindo pessoas ao redor do Mundo.


As origens do Carnaval de Lucerna são marcadas pela figura de Fritschi, um homem idoso e a sua família que não podem faltar nos dias de folia. Se o desfile outrora simbolizava temas patrióticos, históricos ou folclóricos, agora tem um toque mais satírico. Esse desfile é a grande atração do carnaval da cidade que tem a participação dos Guggemuusige, bandas improvisadas que usam roupas e máscaras imponentes e tocam músicas atuais com instrumentos de percussão em tons muito elevados e por vezes descordenados.


O primeiro desses grupos foi formado por volta de 1950, tendo como exemplo a cidade de Basileia. No início era um pequeno grupo que cresceu muito e hoje torna a comemoração animada e inesquecível. As bandas não marcham simplesmente pelas ruas em formação coordenada, mas fazem paragens frequentes representando cenas e misturando-se com a multidão. Há também muitos indivíduos ou pequenos grupos disfarçados que tocam um instrumento musical, ou fazem uma brincadeira para animar as pessoas. E pelo que dá pra sentir, visitar a cidade nesse período é a certeza de viver momentos animados e inesquecíveis. O carnaval acontece de quinta a terça-feira, de 8 a 13 de fevereiro.