• Bianca

Com Kiko Pissolato e Anderson di Rizzi no elenco, espetáculo o quarto estado da água” proporciona se


(Foto: Divulgação)


Foi por causa do mineral berilo que nasceu a peça O Quarto Estado da Água. A notícia de que cientistas encontraram moléculas de água aprisionadas dentro da rocha inspirou a montagem da Cia Pau D’arco a refletir sobre a fluidez da sexualidade masculina.


O espetáculo que estreiou em abril, no Top Teatro, retrata a vida de três homens em diferentes épocas.


Na peça, os sujeitos fogem da agitação de uma festa de ano novo e vão para a cobertura. O encontro de Kiko Pissolato, Anderson di Rizzi e Herbert Richers Jr. desencadeia um mergulho nas memórias desses homens, que também podem ser um só. Os eventos relembrados passam pela descoberta da própria identidade, a partir da repressão a comportamentos não considerados masculinos.


Em uma das cenas, dois garotos descobrem um o corpo do outro, se beijam e sofrem repreensão de um adulto. Para Kiko, pai de um menino de dois anos, o desafio é perceber quando não se julgando ou reproduzindo machismo, ainda que seja sutil. “Fico pensando como as coisas podem ser tão perigosas hoje, mas que antes todo mundo achava normal.” Já Anderson afirma que o espetáculo quer explorar a sensibilidade que não se encaixa em um padrão. “A luta das mulheres transformou a sociedade e todos nós. Isso inspira um novo posicionamento, uma releitura sem medo da nossa própria condição."


(Foto: Divulgação)


Diante de um elemento tão versátil como a água, o espetáculo usa a comparação para moldar o perfil das personagens. No fluxo de memórias, a dpeça por si só explica que o homem mais velho carrega a liquidez consigo, enquanto a criança se identifica no estado gasoso e o adulto, na solidez do gelo. “São três perfis em transformação, que se tornaram o que são ao passarem por diversas experiências na vida.” Com um trilha executada ao vivo, nós ainda tivemos aulas de balé, flamenco e tango, dançamos ao som de violoncelo, acordeon e sax. “Queremos explorar a sonoridade e a ação desses corpos no palco”, comenta Anderson. No cenário, cubos de gelo escorregam no chão e sacos com o líquido ganham as cores de pedras preciosas.


Anderson ainda comenta que estará na proxima novela de Walcyr Carrasco e vivenciará um personagem diferente de todos os outros, a princípio um bom vilão… De acordo com informações da jornalista Patrícia Kogut, do O Globo, Anderson estará na novela das nove “O Outro Lado do Paraíso”. A trama que irá suceder “A Força do Querer”, atual do horário. Já Kiko Pissolato revela que em breve voltará para os canais abertos e por enquanto está em um projeto de seriado na Fox, mas sempre completando com os espetáculos que nunca param.


E para quem ficou curioso ou quer o espetáculo em sua cidade, é só aguardar que eles já estão em negociação com vários lugares do Brasil todo.

Serviço:

Data: 22/04 á 18/6

Local: Top Teatro

Endereço: R. Rui Barbosa, 201.

Contato: 2309-4102.

Horários: Sexta ás 21h30| Sábado ás 21h | Domingo ás 19h.

Valores: R$ 50 (com opção de meia entrada)

Data: 22/04 á 18/6