• Bianca

Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco lançam em São Paulo o livro sobre Caetano Veloso com depoim


(Foto: Walquiria / Foco das Notícias)


Na tarde de sábado, (13), foi lançado em São Paulo o livro “Caetano – Uma Biografia: A vida de Caetano Veloso o mais doce bárbaro dos trópicos” após o enorme sucesso nos autógrafos, a editora juntamente com os autores presentearam os presentes no local com um pocket show de Gilmelândia, no seu mais novo projeto: Gil canta Caetano.


Os autores, Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco, iniciaram o trabalho em Santo Amaro da Purificação, onde Caetano nasceu. Lá, entrevistaram mãe, irmãos, primos, amigos de infância, professores. Depois, colegas do Clássico, da Faculdade, de profissão. Anônimos, famosos, celebridades, todos foram ouvidos com o mesmo cuidado. Ao todo foram 103 entrevistados, em mais de 150 entrevistas. Muito tempo se passou desde os primeiros depoimentos. Com isso, quase 20 entrevistados deixaram saudades, como Dona Canô, Nicinha, Dorival Caymmi, Alvinho Guimarães, Rogério Duarte, Lea Millon e Guilherme Araújo, que deram depoimentos preciosos e insubstituíveis.


Caetano Veloso dispensa apresentações. Nas palavras de José Miguel Wisnik, o cantor baiano é “uma das mais inexplicáveis personalidades brasileiras”. Mesmo assim, o elevado número de publicações a seu respeito sugere a existência de um esforço coletivo para documentar em livros os fatos mais importantes de sua vida e carreira. A maioria deles, porém, aborda quase exclusivamente a fase Tropicalista. O valor inegável do movimento revolucionário, suas causas e consequências, de fato são merecedores de textos cuidadosos. Por outro lado, a vida de Caetano Veloso, anterior e posterior ao advento da Tropicália, além de ser igualmente importante, é também imprescindível para compreender o cantor e a própria Tropicália. Caetano, Uma Biografia é um livro abrangente, que conta a história completa do carismático músico brasileiro, passando por todas as suas fases com igual peso, permitindo ao grande público entender e conhecer um pouco mais sobre Caetano Veloso.


O livro conta a origem de uma infinidade de canções e os bastidores das gravações, mas também fala da relação de Caetano com o cinema, as artes plásticas, o teatro e a literatura. Aborda ainda a crítica, as polêmicas, as musas, os amores, os casamentos, os filhos, as grandes turnês internacionais, com a introdução de Roberto Menescal, um dos pais da bossa nova e referência na música brasileira.


Em conversa com os autores eles nos revelaram que a princípio a idéia era de escrever um livro sobre Roberto Carlos, mais a dificuldade de se aproximar do músico ou de sua família era tanta que optaram por escrever sobre Caetano Veloso, os autores passaram alguns dias na cidade do músico na Bahia, conversaram com algumas pessoas da família, ou de algumas fases da carreira do músico.


Nessas conversas os autores comentam que algumas coisas ditas eram reveladoras, outras nem tanto mais o modo de se contar o tornava algo mais que especial, como por exemplo uma das entrevistadas sendo D. Canô.


Mas os autores comentam que não é um livro somente sobre Caetano Veloso artista, mas sim o Caetano irmão, o Caetano filho, o Caetano neto e todas as suas outras facetas. O livro começa com a história dos avós paternos e maternos do músico, como os pais se conheceram, os irmãos e por fim toda a trajetória de carreira de Caetano Veloso. Onde revela seus amores, inclusive um e segundo ele único, romance homosexual.


Na preparação do livro os autores revelam que escreveram durante um tempo, deixaram na gaveta por uns 15 anos por não terem a autorização, e mesmo sem esta autorização 15 anos depois tiraram da gaveta, finalizaram e publicaram “Caetano, uma biografia: A vida de Caetano Veloso, o mais doce bárbaro dos trópicos.” Em um comentários os autores revelam estarem felizes com o resultado, e mais felizes ainda pelo sucesso que vem sendo nas cidades onde passa e por estar sendo lançado no ano que a tropicália completa 50 anos.


(Foto: Walquiria / Foco das Notícias)


Os autores comentam que o livro tem uma estrutura complete para se transformar em um filme, assim como web série, mini série e até um musical. “Criamos um livro complete, com informações e estruturas de um filme, de uma série, seria lindo ver todo esse trabalho complexo e aventureiro nas telonas”, completam os autores.


Com sugestões de música no roda pé do livro ele se torna um livro para se ler e se ouvir, onde o link para ouvir algumas das músicas que constam no livro, no site Spotify no campo de busca é só digitar Caetano – Uma Biografia (trilha Sonora) que aparecerá a capa do livro e poderá se acompanhar 68 músicas que também estão no livro.


E fica o convite de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco para acompanhar um pouco da história, trajetória e carreira do ícone de tropicália Caetano Veloso.

Ficha Técnica:

Livro: Caetano - uma biografia: a vida de Caetano Veloso, o mais doce bárbaro dos trópicos

De: Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco

Categoria: Biografia

Valor sugerido: 59,90

Páginas: 544 páginas