• Bianca

Ano novo Chinês trouxe Leonardo Young campeão do masterchef para ser o embaixador desta grande festa


(Foto: Walquiria/ Foco das Notícias)

Dias 28 e 29 de janeiro foi comemorado aqui no Brasil o Ano Novo Chinês. De acordo com a civilização chinesa entramos no ano 4715 e a festa da “virada” aconteceu no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo. O evento, que reúne em torno de 200 mil pessoas circulando em dois dias de evento (cerca de cinco mil pessoas por hora), apresentou aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto a cultura chinesa. Comidas, danças típicas, apresentação de artes marciais, muita música e os esperados desfiles do dragão e do leão marcaram a 12ª edição da festa que é a segunda maior comemoração do Ano Novo Chinês do mundo, perdendo apenas para as comemorações que acontecem na própria China.


O evento contou com mais de 60 barracas de comida. Pratos da culinária chinesa que são erroneamente pertencentes aos cardápios japoneses como o Yakissoba, que em chinês se chama Macarrão Chop Suey, o Jiaozi, que simboliza fartura, outro também chinês, mas conhecido nos rodízios japoneses como guioza, e também o rolinho primavera, serão servidos pelos bazaristas. Até uma pamonha chinesa feita de arroz e embrulhada em folha de bambu foi oferecida aos visitantes. Os preços dos pratos variam de R$5 a R$30.


Quem quis se aventurar pelos sabores da culinária chinesa teve a oportunidade de conhecer o embaixador da festa, Leonardo Young, último ganhador do Masterchef Brasil, que esteve no food truck cedido pela Truckvan, empresa especializada na fabricação de unidades móveis e parceira do Ano Novo Chinês. A unidade móvel ficou localizada na Rua da Glória nos dois dias de evento.


Em entrevista para nossa equipe Leo Young revelou que é um imenso prazer estar participando desta grande festa, ainda mais ele que tem na família descendencia chinesa, o campeão ainda revelou que tem várias novidades no ano de 2017 para sua carreira, ele irá lançar um livro com receitas do programa e algumas de sua vida, o lançamento será em março. Leo Young ainda disse que está super focado na gastronomia e no seu canal do YouTube ! E ainda deixou um recado para quem quiser acompanhar ele nas redes sociais e saber de todas as novidades será um prazer !


No espaço da TAIYANG Cozinha Oriental, um dos patrocinadores do evento, os visitantes viajaram por pontos turísticos da China usando óculos de realidade virtual gratuitamente, além de outras atrações que a marca proporcionou durante o evento.


(Foto: Walquiria/ Foco das Notícias)


O palco, montado na Praça da Liberdade em São Paulo, recebeu escolas de artes marciais, companhias de dança chinesa, dança do leque e shows de música pop chinesa.


Quem desejou atrair prosperidade e fortuna não perdeu as danças do dragão e leão, que aconteceram na abertura e no fechamento dos dois dias e ao decorrer do evento. As apresentações marcam os momentos mais aguardados e emocionantes do Ano Novo Chinês. Para quem não sabe, os dragões e leões percorrem as ruas da liberdade, passam em frente aos estabelecimentos comerciais e dançam bem no meio do povo.


Barracas com souvenires, pelúcias do mascote do Ano Novo, papercraft de leões, canecas também estiveram à disposição na festa. Já o mestre I Ming, especialista em Feng Shui, teve em sua barraca previsões sobre o ano do galo.


Para quem quis se aprofundar em Feng Shui e gastronomia chinesa, a organizadora da festa, 21 Tomates Fritos, realizará no dia 21 de janeiro, o Workshop de Feng Shui, e no dia 02 de fevereiro, o banquete chinês. Para maiores informações acesse o site www.anonovochines.org.br.

Serviço:

Data: 28 e 29 de janeiro

Horário: 12 às 20h dia 28/01 (sábado) – 11h às 18h dia 29/01 (domingo)

Local: Av. Liberdade, s/n – Em frente ao metrô Liberdade – São Paulo – SP