• Bianca

Como funciona o novo óleo protetor solar de Natura Ekos Buriti


(Foto: divulgação)


A nova proposta de Natura Ekos, linha criada há 16 anos e que acaba de ser relançada, é apresentar um portfólio de produtos com benefícios que aproveitem o potencial máximo de cada ativo da biodiversidade brasileira. Entre as inovações, a Natura desvendou os segredos do óleo de buriti, que possui altos índices de betacaroteno, com propriedade antioxidante. Ao combiná-lo com filtros orgânicos, Ekos traz uma linha inédita de produtos de proteção solar, entre eles o primeiro protetor solar em óleo da indústria brasileira.


Um dos principais efeitos nocivos da exposição da pele ao sol é a formação de radicais livres que afetam a formação de colágeno e aceleram seu envelhecimento. “O betacaroteno, presente no óleo de buriti, é um poderoso agente antioxidante que combate os radicais livres formados pela exposição da pele ao sol, ajudando a prevenir o fotoenvelhecimento”, explica Joana Miranda, especialista em desenvolvimento de produtos de proteção solar da Natura. “Já os componentes da fórmula do novo Óleo Protetor Solar de Buriti responsáveis pela proteção solar são os filtros orgânicos, moléculas que absorvem a radiação ultravioleta e a transformam em um tipo de radiação não prejudicial à pele”, conclui.


O sol é um dos grandes responsáveis pelo ressecamento da pele, pois o calor proporcionado pela radiação solar contribui para a evaporação da água. A córnea, camada mais superficial da pele, é composta por 10% a 20% de água e o seu grau de hidratação decorre do equilíbrio entre a água fornecida ao corpo, por ingestão ou por aplicação direta, e a água perdida por evaporação. “Quando tomamos sol sem protetor solar, ocorre a queimadura solar, uma resposta inflamatória da pele à agressão sofrida pela radiação. Durante o processo inflamatório dos tecidos, além da perda de líquido pelos poros, há perda de água nas camadas mais internas, que faz a pele ressecar a ponto de rachar e descascar”, explica Joana.


A pele já possui uma camada de proteção contra a perda de água, mas, sozinha, ela não é capaz de combater as agressões provocadas pelo sol. “O uso do protetor solar protege contra queimaduras, além de reforçar o combate à perda de água, mantendo a hidratação da pele por mais tempo. Em especial, o produto Natura Ekos Óleo Protetor de Buriti possui o diferencial de hidratação por até 24 horas”, revela a especialista em pele da Natura.