• Bianca

Monobloco faz sua estreia na capital paulista com 110mil pessoas na zona sul de São Paulo


(Foto: Walquiria/ Foco das Notícias)

O Monobloco, grupo carioca que existe há 15 anos e se consagrou por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, estreou sua participação no carnaval paulistano neste domingo, 31, na Avenida Pedro Álvares Cabral ao lado do Parque do Ibirapuera. Segundo a Polícia Militar, cerca de 110 mil pessoas passaram pelo local.


O desfile aconteceu entre às 12h30 e 16h com hits como “O Segundo Sol”, “Taj Mahal”, “Nós Vamos Invadir a Sua Praia”, “Erva Venenosa” e “RAP DU BOM”. No trio, Pedro Luís comandou a festa, e a bateria, formada totalmente por batuqueiros paulistanos ensinados na Academia Monobloco durante todo o ano de 2015 teve direção dos também integrantes-fundadores Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva e C.A Ferrari. A abertura e o encerramento ficaram por conta do DJ Tutu Moraes da festa Santa Forte, que tocará aos foliões seus sets que misturam pontos de umbanda e candomblé com ritmos como carimbó, frevo, maxixe, gafieira, o movimento tropicalista e até marchinhas de carnaval.

(Foto: Walquiria/ Foco das Notícias)


A Academia Monobloco, oficina de percussão criada em 2000 no Rio, que aproxima leigos à música e lhes oferece a oportunidade de tocar durante o carnaval, terá continuidade este ano em São Paulo e deve se ampliar para que o grupo passe a se apresentar de modo permanente no carnaval da cidade. Para maiores informações sobre a Academia pelo e-mail oficina.sp@monobloco.com.br.


Um dos destaques da apresentação é o foco na sustentabilidade. O trio será movido a biocombustível, e o Monobloco promoverá o replantio de árvores para compensação ambiental. “Existimos para oferecer a um número cada vez maior de pessoas uma experiência transformadora em que o indivíduo e o coletivo se encontram, se misturam e se amplificam sob diversos aspectos, seja por meio da festividade do carnaval, social ou ambiental”, complementa Celso.

(Foto: Walquiria/ Foco das Notícias)

A equipe do Foco das Notícias conversou com o Pedro Luís um dos fundadores do grupo ele nos disse que a expectativa de subir ao trio era enorme, estreiar com tanta gente era um privilégio, e eles trousseram para o repertório uma pitada de São Paulo, com Ultraje a Rigor,Titãs, Ultraje a Rigor, Rita Lee, Demônios da Garoa, Rappin Hood e Criolo. Ele ainda completou “Participar do carnaval de São Paulo é a realização de um desejo de muitos anos, não apenas meu, mas de todo o grupo. Nós planejamos isso há alguns anos, diz Pedro.”