• Bianca

Clássicos como Toquinho e Vinícius são lançados nas plataformas digitais


(Foto: Divulgação)


A Som Livre lança no Spotify, Deezer, Apple Music, Napster, iTunes e Google Play cinco álbuns de Toquinho e Vinícius de Moraes: “Como Dizia o Poeta” (1970), “Toquinho e Vinícius” (1971), “São Demais os Perigos Desta Vida” (1972), “Toquinho/Vinicius & Amigos” (1974) e “O Poeta e o Violão” (1975). Além destes títulos, a Som Livre reuniu na compilação “O Melhor da Parceria” 30 grandes clássicos compostos e interpretados pelos músicos (https://somlivre.lnk.to/OMelhorDaParceria).


Os dois grandes nomes da música brasileira se conhecerem em 1969 através de Chico Buarque e no ano seguinte já lançaram o primeiro álbum em parceria, “Como Dizia o Poeta”. O disco leva o nome da primeira música que compuseram juntos e, além de contar com a participação de Marília Medalha, traz em suas faixas a famosa “Tarde em Itapuã”, “A Tonga da Mironga do Kabuletê” e muito mais. Acesse: https://SomLivre.lnk.to/ComoDiziaOPoeta.

Em 1971, o lançamento de “Toquinho e Vinícius” consolidou a parceria entre os músicos, que vem a ser uma das mais bem-sucedidas da história da MPB. No repertório do disco destacam-se os clássicos “Maria Vai Com as Outras”, “Testamento”, “Morena flor”, “Sei Lá (A Vida Tem Sempre Razão)” e “Rosa Desfolhada” – confira: https://somlivre.lnk.to/ToquinhoeVinicius.


No ano seguinte, “São Demais os Perigos Desta Vida” chegou às lojas com sucessos como “Para Viver Um Grande Amor”, “Regra Três”, “Cotidiano Nº 2” e a sua faixa-título. Ouça no link: https://SomLivre.lnk.to/VT_SDPDV. Com participações de Chico Buarque e Maria Bethânia, em 1974 os músicos lançaram “Toquinho, Vinicius & Amigos”, compilação que traz faixas como “Desencontro”, “Apelo”, “Samba da Rosa”, “Viramundo” e mais. Ainda fazem parte do disco Ciro Monteiro, Maria Creuza e Sergio Endrigo. Confira no link: https://SomLivre.lnk.to/TVeA.


“O Poeta e o Violão”, um lançamento de 1975, pode ser acessado no link: https://SomLivre.lnk.to/Opoetaeoviolao. Gravado na Itália, durantes suas excursões europeias, o álbum prova que estes dois gênios da música realmente só precisavam de um violão e suas vozes para construir uma grande obra. Com um toque minimalista, o disco traz grandes clássicos em suas faixas, como “Tristeza”, “Chega de Saudade”, “Canto de Ossanha”, “Insensatez”, “Garota de Ipanema” e outras.